EXPERIÊNCIA
Francisco Machado

O currículo de Francisco Machado é um testemunho de sua vasta experiência e especialização nas áreas de engenharia e agronomia, respaldando sua candidatura à presidência do Crea-DF. Com uma trajetória repleta de realizações notáveis, Machado demonstra ser um líder capaz e comprometido, com visão clara para impulsionar a excelência e a inovação no âmbito local. Seu currículo reflete sua capacidade de liderança e dedicação ao progresso do Crea-DF.

FEITOS 

De sua gestão no CREA – DF, no período de 2009 a 2011.

Criou e instalou o CREA – JOVEM, o segundo no Brasil no Sistema CONFEA.

Criou e instalou o 1º CDER – Conselho de Entidades Regionais no CREA – DF, o primeiro no Sistema CONFEA.

Criou e instalou o CREA SÊNIOR no CREA – DF, o primeiro no Sistema CONFEA.

Criou cinco entidades de classe que se filiaram ao CDER, nas modalidades: técnico, engenharia química, geologia, geografia e meteorologia.

Instalou SALA EXECUTIVA para as Entidades de Classe no CREA – DF por meio de pool administrativo, com toda a infraestrutura pertinente, pela primeira vez.

Fez convênio com o CORPO DE BOMBEIROS e DEFESA CIVIL.

Foi o protagonista da criação da primeira FRENTE PARLAMENTAR PELA ENGENHARIA na Assembleia Legislativa do DF, sendo o Deputado Roney Nemer o primeiro presidente.

Foi o criador da indicação de Conselheiros do CREA – DF para representar nosso Conselho nas entidades de Engenharia no DF: SINDUSCON, ABRASCO, FIVRA, CBIC, SECONCI, SENGE/DF, ADEMI e CLUBE. Essa ação obteve um enorme êxito, visando a aproximação, interação, intercâmbio e integração, facilitando as ações de demandas mútuas.

Conseguiu junto ao Governador do DF a indicação do CREA – DF para ocupar a cadeira permanente no DER, na qualidade de Conselheiro.

Fez parceria com o SECONCI pela primeira vez, para instalar periodicamente no CREA – DF uma unidade de trailer odontológico, com o propósito de oferecer atendimento gratuito a todos os funcionários e Conselheiros, ao longo de 3 meses consecutivos, em caráter anual, estendendo-se aos seus respectivos familiares.

Herdou milhares de processos parados. Em apenas 3 meses, realizando um mutirão com todos os conselheiros titulares e suplentes, conseguiram colocar todos em dia. Além disso, as plenárias também voltaram a funcionar.

Herdou o CREA – DF com déficit orçamentário em janeiro de 2009 e não tinha recursos para pagar o 13º salário de 2008 dos funcionários da gestão anterior. Colocou as finanças em dia e deixou a casa, em janeiro de 2012, com cerca de 2 milhões nos cofres do Conselho. Pagou todo o crédito para o CAU – DF com a saída dos arquitetos do Sistema em 2011.

Fez parceria com o SENGE/DF para a fiscalização do SMP junto às empresas.

Realizaram o JUBILEU DE OURO DO CREA – DF em 2010, com a presença do Governador do DF, autoridades dos 3 poderes, Frente Parlamentar pela Engenharia e mídia. Celebraram com COMENDAS os profissionais e funcionários que prestaram serviços relevantes à sociedade. Editaram um Livro Comemorativo ao Jubileu.

Celebraram parceria com a CODHAB em 2011, ocasião em que diversos funcionários receberam as escrituras de suas respectivas casas no Mangueiral.

Construíram um elevador na sede principal.

Pela primeira vez, criaram a CONTROLADORIA no CREA – DF, agindo de forma preventiva em relação às despesas do Conselho.

Todos os balancetes contábeis de sua gestão foram aprovados pelo CONFEA e TCU.

Quando assumiu o CREA – DF em janeiro de 2009, o funcionamento era das 13h às 18h. No mesmo mês e ano, passou a ser das 9h às 18h, com 1 hora de almoço.

Na ocasião, alguns agentes de fiscalização do CREA – DF tinham de 2 a 3 empregos simultâneos. Tiveram que optar por apenas um emprego.

Realizou reuniões com centenas de síndicos no auditório do CREA – DF ao longo de 2011, com palestras e manual do síndico, visando facilitar, interagir e promover parcerias de qualidade e segurança nessa área. Isso resultou em um aumento de receitas.

Criou a figura de consultores nas Câmaras Especializadas do CREA – DF, um fato inédito no sistema. Esses consultores eram profissionais de notório saber, responsáveis por fornecer apoio técnico nas decisões das Câmaras, garantindo segurança, excelência e qualidade nas decisões pertinentes.

As reclamações na OUVIDORIA eram resolvidas no mesmo dia. Cada gerente do CREA – DF tinha uma agenda de despacho com a presidência, onde eram registradas as determinações do presidente diariamente, com numeração sequencial e prazos definidos, facilitando a cobrança e evitando o esquecimento dos assuntos.

Repassou mensalmente às Entidades de Classe registradas no CREA – DF as parcelas das ART’s pagas pelos profissionais vinculados a elas.

Reembolsou os Conselheiros pela primeira vez no CREA – DF pelas despesas que eles tinham com transporte (combustível), decorrentes das reuniões periódicas do conselho.

CURRÍCULO

Presidente do CREA/DF no período de 2009 a 2011; 

Conselheiro Regional do CREA/DF no período de 1988 a 2003; 

Coordenador da Câmara de Engenharia Mecânica e Coordenador da Câmara de Engenharia de Segurança do Trabalho – período 1990 a 2002; 

Conselheiro Federal no CONFEA e presidente do CDEN (27 Entidades Nacionais), reeleito, no período de 2003 a 2006; 

Idealizador, fundador e primeiro presidente das seguintes Entidades de Classe (nível regional, nacional e internacional) desde 1984: ANEST; AIEST; ANDEST; ABRAEST; FNDES e OEAA BRASIL; 

 Presidente do SENGE/DF – período de 2022 a 2023. Fundador do SENGE JOVEM em 2022;